Biologia e Geologia 11ºAno

Captação de águas

    A captação das águas é realizada a partir de um estudo feito através das tecnologias, fazendo sondagens de modo a saber que método de perfuração utilizar em função dos materiais geológicos, analisando a diagrafia diferida e ensaiando a produtividade. Na extracção de águas o método mais utilizado são os furos (verticais ou horizontais).

 

 

    Nesta figura observam-se 3 tipos de captações:

 

Captação artesiana:

    É a captação de água por um furo vertical cujo nível topográfico (nível da superfície onde o furo se encontra) está acima do nivel hidrostático, portanto a água sobe, devido à pressão das camadas sobrejacentes, até atingir o seu nível hidrostático, saí do aquífero mas sem pressão, ao contrário das captações artesianas repuxantes.


Captação artesiana repuxante:

    É o tipo de captação onde o nível topográfico do furo está abaixo do nível hidrostático do aquírfero, logo a água saí do aquífero sob a forma de repuxo (daí o nome "repuxante") devido á pressão exercida sobre a água ser maior no aquífero que a pressão exercida pela atmosfera, tentando atingir o seu nível hidrostático.

  

Captação "normal" (poço):

    No furo do aquífero livre o nível da água não sobe e corresponde ao nível da água no aquífero (nível hidrostático) pois a água está à mesma pressão que a pressão atmosférica. Portanto é necessária uma força para retirar esta água do aquífero.